Tratamento de Canal

É o tratamento que consiste na remoção da polpa – nervo e vasos sanguíneos que ficam no interior do dente e se estendem desde a coroa até a ponta da raiz inserida na mandíbula e na maxila

Por que ou quando fazer o tratamento de canal?

O tratamento de canal é indicado para quem sofre de dores de dente que são normalmente provocados por:

• Um trauma pode provocar fratura da coroa total ou parcial e até o escurecimento do dente devido a necrose da polpa depois de algum tempo;
  • Cárie profunda que atinge a polpa, pode causar dor inflamação ( polpa viva) ou uma infecção (polpa necrosada) pode ocasionar dor e inchaço da gengiva próxima ao dente ou mesmo do rosto do paciente;
  • Retração gengival e óssea que expõe parte da raiz causa sensibilidade excessiva.
  • Motivo protético (instalação de pinos intra-radiculares, que funcionam como retentores da prótese);

O procedimento do tratamento hoje:

Sessões múltiplas são cada vez menos frequentes. A maioria dos tratamentos podem ser realizados em uma única sessão e, somente em casos de muita sensibilidade ou infecção que há necessidade de mais de uma visita ao endodontista para concluir o procedimento.

Atualmente ele é realizado mediante anestesia local o que torna o procedimento, na maioria dos casos, bem tolerado pelos pacientes. Além disso, os motores rotatórios (equipamentos que auxiliam na limpeza e modelagem dos canais radiculares) aumentam a rapidez com que o procedimento é realizado. São evoluções no tratamento que fazem com que ele seja menos estressante para o paciente.

Para a sua realização, são utilizados materiais como brocas (para acessar os canais), limas (para remover a polpa e limpar mecanicamente as raizes) e soluções irrigadoras que ajudam na desinfecção da raiz pois acabam com os microorganismos existentes no local.

Isolamento absoluto durante o tratamento

Os endodontistas da Coopa estão preparados para realizar o tratamento da maneira mais confortável possível para nossos pacientes. Se você está procurando realizar seu tratamento de canal, entre em contato conosco e agende a sua consulta.

Confira aqui também os outros tratamentos que oferecemos na clínica.

Dúvidas ou sugestões, entre em contato com a nossa equipe

Nossa Clínica

Conheça um pouco mais da nossa clínica e nossa história

Encontre o tratamento que procura na nossa clínica