Aparelhos

A utilização de aparelhos ortodônticos para alinhamento dos dentes é um tratamento eficaz em crianças, adolescentes e adultos. 

A especialidade que realiza o tratamento com aparelhos é a Ortodontia, uma das mais antigas especialidades da Odontologia. Ela trata a posição dos dentes e dos ossos maxilares. Mais que uma questão estética, a ortodontia atua na saúde bucal e também na saúde geral.

A especialidade que realiza o tratamento com aparelhos é a Ortodontia, uma das mais antigas especialidades da Odontologia. Ela trata a posição dos dentes e dos ossos maxilares. Mais que uma questão estética, a ortodontia atua na saúde bucal e também na saúde geral.

Qualquer pessoa pode ser tratada pela ortodontia, mas muitas não procuram o tratamento por considerarem que os aparelhos ortodônticos são incômodos ou muito aparentes. Os avanços tecnológicos nos últimos anos introduziram tratamentos eficientes, discretos e confortáveis.

Em quais situações é indicado procurar um ortodontista?

A indicação para início de um tratamento ortodôntico deve sempre começar a partir de uma avaliação com um especialista, mas existem sinais que podem indicar a necessidade do uso de algum tipo de aparelho:

  • Dentes tortos ou separados;
  • Dentes da frente não se tocam, sendo que a mordida fica aberta;
  • Dentes superiores cobrem os inferiores muito mais do que o normal;
  • Queixo está muito para a frente ou muito para trás;
  • O centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior (desvio de linha mediana);
  • Respiração predominantemente pela boca ou fala anasalada;
  • Dentes que nascem no céu da boca ou atrás de outros;
  • Perda precoce de algum dente;
  • Dente de leite demorando para cair;
  • Falta de espaço para nascer o dente;

Agende uma consulta com os ortodontistas da Coopa Odontologia e conheça todas a opções de tratamento.

Tipos de tratamento ortodôntico

Os tratamentos podem ser subdivididos em preventivo, interceptativo ou corretivo.

Tratamento preventivo

O tratamento preventivo tem por objeto evitar a ocorrência do posicionamento inadequado dos dentes, atuando:

  • Na manutenção do espaço após a perda precoce de dentes de leite, por meio do uso de aparelhos mantenedores de espaço, até a erupção dos dentes permanentes
  • No reconhecimento precoce de cáries e pela restauração das dimensões corretas dos dentes
  • Na identificação de hábitos orais inadequados possam alterar a posição dos dentes, como chupar os dedos, uso prolongado de chupetas ou morder objetos
  • Na identificação de problemas respiratórios ou de dicção que possam interferir no desenvolvimento normal da dentição e do crescimento facial

É recomendado que o tratamento preventivo seja iniciado a partir dos seis anos, durante a fase dos dentes de leite, sendo importante manter visitas periódicas ao dentista durante a infância.

O grau de severidade de maloclusões pode ser atenuado ou até mesmo prevenido utilizando-se de procedimentos simples de Ortodontia preventiva e interceptativa, geralmente na fase infantil ou na adolescência.

Mantenedor de espaço após perda precoce do dente de leite

Hábito de chupar os dedos podem alterar a posição dos dentes

Tratamento Interceptativo

O tratamento interceptativo atua quando já existe um problema de oclusão instalado, na fase mais inicial possível, geralmente na fase da primeira dentição ou dentição mista, com o objetivo de reestabelecer a evolução normal da oclusão e melhorar a estética bucal e facial em crianças e pré-adolescentes em fase de crescimento, especialmente considerando que o tratamento é mais efetivo enquanto os ossos estão se formando.

É importante realizar o tratamento assim que for identificada a sua necessidade, sendo que sua postergação poderá intensificar os problemas em uma idade mais avançada. Entre as principais vantagens de uma abordagem de tratamento precoce podemos citar:

  • Simplificar ou eliminar a necessidade de tratamento corretivo na dentição permanente
  • Reduzir a necessidade de extrações de dentes permanentes
  • Reduzir a necessidade de cirurgia ortognática
  • Maior cooperação do paciente, geralmente mais receptivos na fase infantil ou adolescente

Mordida cruzada

(exemplo de possível tratamento interceptativo)

Tratamento Corretivo

O ortodontista irá atuar para corrigir o problema já instalado, como por exemplo dentes tortos, com falta de espaço ou separados, fora de posição, mordida aberta ou profunda, entre outros. Diversos tipos de aparelhos podem ser instalados para correção.

Muitos adultos que não se beneficiaram de tratamentos preventivos ou interceptativos na infância e adolescência podem procurar o tratamento ortodôntico corretivo para melhorar a estética facial e do sorriso e corrigir o posicionamento dos dentes.

Em uma idade mais madura é comum ocorrer perda dentária, sendo que o ortodontista avaliará e recomendará o melhor tratamento ortodôntico, que poderá envolver o fechamento do espaço deixado pela perda do dente ou a preservação do espaço para uma futura prótese ou implante (tratamento pré-protético).

Para a correção de problemas mais severos de má-oclusão pode ser necessário associar o tratamento ortodôntico com a cirurgia nos ossos da face (tratamento pré-cirurgico).

Pacientes de qualquer idade podem ser tratados pela ortodontia. O tratamento ortodôntico não é indicado apenas por razões estéticas, sendo muito importante na melhoria da saúde bucal e contribuindo para que as funções da mastigação, fala e respiração sejam normalizadas.

Quais são os principais tipos de aparelho e para quem são indicados?

São vários os fatores que devem ser levados em consideração na hora de decidir qual aparelho utilizar. Em uma avaliação clínica, é necessário sempre observar a idade do paciente, seu estilo de vida e principalmente sua necessidade e objetivo a ser atingido com o tratamento.

Existem diversos tipos de aparelhos utilizados para corrigir e prevenir as anomalias dento-faciais, promovendo a saúde bucal e a melhora do posicionamento dos dentes.

Ortopedia Funcional

São aparelhos utilizados em crianças e adolescentes e atuam diretamente sobre as estruturas ósseas dos maxilares, promovendo remodelamento e redirecionamento do crescimento das bases ósseas.

Os aparelhos mais utilizados para esse objetivo são:

1. Aparelhos móveis funcionais

É um dos tipos mais comuns de aparelho móvel e são um dos tratamentos direcionados a crianças e adolescente, que, por estarem em fase de crescimento, respondem melhor ao tratamento. O aparelho poderá atuar com finalidade;

  • Ortodôntica: promove pequenas movimentações nos dentes
  • Ortopédica: estimula, inibe ou direciona o crescimento ou posicionamento da mandíbula ou da maxila.

O tratamento é indicado para ser iniciado ainda na fase infantil, a partir dos seis anos. A atuação preventiva e corretiva nesta fase poderá evitar a necessidade de tratamento ortodôntico corretivo no futuro ou torna-los mais simples e rápidos.

2. Aparelho ortopédico disjuntor

São recomendados quando há mordida cruzada ou quando constatada falta de espaço para o crescimento correto dos dentes. O aparelho é fixado no céu da boca e possui um dispositivo expansor localizado em seu centro, que é ativado de forma gradual. É indicado para crianças e pré-adolescentes pois nessa fase as suturas ósseas ainda não estão totalmente fundidas e é mais fácil disjuntar a arcada.

A utilização do aparelho poderá ser a primeira fase do tratamento antes da utilização de outro aparelho ortodôntico em uma fase posterior da vida do paciente. O tratamento interceptativo na fase correta pode simplificar ou até evitar tratamentos ortodônticos corretivos no futuro.

3. Máscara facial

É um aparelho removível utilizado em pacientes em fase de crescimento e que apresentam o chamando “queixo para frente’, ou seja, com a arcada superior mais recuada, comparada à arcada inferior, com eventual mordida cruzada anterior ou posterior.

O aparelho é especialmente indicado para correção ortopédica em crianças, impedindo a necessidade de cirurgia no futuro. Para que o tratamento seja bem sucedido é necessário seu uso durante muitas horas por dia, sendo necessário um trabalho de conscientização junto ao paciente. Em geral é suficiente que a criança use somente para dormir e enquanto estiver em casa.

4. Bionator de Balters

Este aparelho removível é muito utilizado para tratamentos de má oclusão de Classe II em pacientes que estão em fase de crescimento. A classe II é aquela onde os dentes inferiores estão mais atrás dos superiores que o normal. Além da mordida, muitas vezes o queixo está posicionado mais para trás em relação ao restante da face.

Quando colocado na boca do paciente, o aparelho posiciona a mandíbula para frente, produzindo um efeito restritivo sobre a maxila e ao mesmo tempo estimulando o crescimento da mandíbula. Dessa forma ocorrerá a correção da mordida e a harmonização facial.

Ortodontia Corretiva

Também temos diversos tipos de aparelho a serem usados nos pacientes com dentição permanente ou mista. Nesse caso temos as movimentações gradativas dos dentes e dos ossos maxilares e mandibulares. Os aparelhos utilizados são:

1. Aparelhos fixos convencionais

O aparelho fixo basicamente é constituído por um conjunto de bráquetes que possuem uma canaleta por onde passa o fio ortodôntico, que exerce a força para a movimentação dos dentes. Atualmente os modelos mais novos de aparelhos odontológicos permitem um tamanho mais reduzido e oferecem soluções mais estéticas em relação ao aparelho fixo metálico convencional.

A seguir faremos uma breve descrição dos principais tipos de aparelhos fixos:

1.1. Aparelho fixo metálico convencional

Trata-se do aparelho fixo mais utilizado atualmente, sendo conhecido por utilizar bráquetes, fios e bandas metálicas. O fio ortodôntico é fixado aos bráquetes por meio de borrachinhas (ligaduras) ou por finos fios de metal (amarrilhos).

1.2. Aparelho fixo autoligado

Utiliza bráquetes que possuem um mecanismo que é aberto e fechado para proteger o fio ortodôntico, não sendo necessário o uso de borrachinhas (ligaduras). Possuem as seguintes vantagens em relação aos aparelhos fixos metálicos convencionais:

  • Por existir menos atrito entre o bráquete e o fio metálico, exerce menos pressão nos dentes e permite uma melhor movimentação, causando menos dor e sensibilidade
  • Acumula menos resíduos por dispensar o uso de borrachinhas
  • O tratamento tende a ser mais rápido que o aparelho fixo metálico convencional
1.3. Aparelho fixo estético

Este aparelho tem as mesmas funções que o aparelho fixo metálico, mas utiliza bráquetes de cerâmica ou safira. Por este motivo acabam sendo mais escolhidos pelos adultos por serem mais discretos.

2. Alinhadores Invisalign

O tratamento utiliza uma série de alinhadores transparentes sequenciais, concebidos por meio da mais alta tecnologia computadorizada tridimensional. É uma opção mais moderna, discreta e confortável se comparada aos tratamentos com aparelhos fixos tradicionais que utilizam bráquetes e fios metálicos.

Os alinhadores são indicados para quase todos os tipos de tratamentos ortodônticos, podendo ser utilizados em crianças, adolescentes e adultos. Os alinhadores Invisalign são praticamente invisíveis e proporcionam muita mais conforto e discrição, podendo ser facilmente removidos para consumir seus alimentos favoritos, escovar os dentes e passar o fio dental.

Para entender mais sobre o tratamento, clique aqui e entenda se ele é adequado para a sua situação.

O time de ortodontistas Coopa oferece todos os tratamentos disponíveis no mercado e são credenciados Invisalign Doctor. Além disso, com a utilização do Scanner iTero, a avaliação e acompanhamento do paciente é realizado de maneira muito mais confortável e eficaz.

Entre em contato conosco e agende a sua consulta. 

Confira aqui também os outros tratamentos que oferecemos na clínica.

Contato

Dúvidas ou sugestões, entre em contato com a nossa equipe

Nossa Clínica

Conheça um pouco mais da nossa clínica e nossa história

Tratamentos

Encontre o tratamento que procura na nossa clínica
Precisa de ajuda?